quarta-feira, 6 de junho de 2012

Green eyes



Vivo dizendo que minha adolescência foi marcada por um compasso de espera no mínimo luxuoso: esperávamos e juntávamos dinheiro para, no final do ano, escolher os LPs de quem íamos comprar. Isso porque invariavelmente tínhamos à disposição lançamentos de artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano, Gil, João Bosco, Ivan Lins, Betânia, Gal etc. Como a grana era curta, escolhíamos um ou dois, sempre combinando com aquele melhor amigo para comprarmos de artistas diferentes, de modo a que a “turma expandida” tivesse, no final das contas, todos os lançamentos do ano.

Isso tudo pra falar do Chico. O Buarque. Além de uma referência estética e artística de minha geração (to indo pro 50), o moço de olhos claros dava o tom do embate político. Não que o Chico fosse um artista que tivesse produzido apenas sob a ditadura, como muitos outros. De forma alguma. Discos recentes dele, bem como seus romances, desmentem tal bobagem. O Chico é artistão, e ponto.

Surpreendente na simplicidade também.

Já pensou com calma nesse verso do Chico? Ó só: “Na fotografia estamos felizes”.

Simples, não. Pois é. Versinho besta que traz muito mais do que aparenta trazer. Primeiro: é verso da belíssima “Anos Dourados” (vide http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45107/). A canção trata de uma mulher casada (e supostamente infeliz) voltando os olhos para o tempo em que se apaixonou por seu (ex?) marido. Nesse contexto, o verso daí de cima diz o quê, subentendido? Estamos felizes naquele passado. Outra: o Chico usou o verso estar (associado à transitoriedade), não o verbo ser (associado à essência).

Sou doido por esse moço. Aliás, minha filha de quatro anos já declarou que quando crescer quer se casar com o Chico. Acho que, além dela, noventa e tantos por cento das brasileiras. Mas isso é outro assunto...


Nenhum comentário: